UFPE

 
 

Agente comunitário Yuri

 

     O MobVIDA é o aplicativo de telerrastreamento da Plataforma de Telessaúde HealthNET. Nesta versão, o aplicativo disponibiliza um protocolo de notificação para rastreamento de focos do Aedes aegypti, a ser utilizado pelos Agentes Comunitários de Saúde no enfrentamento a este vetor e às arboviroses relacionadas: Dengue, Zika e Chikungunya.

     O MobVIDA permite que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) possam notificar a presença de focos do mosquito Aedes aegypti e/ou a ocorrência de pessoas com sinais e sintomas relacionados a dengue, zika ou chikungunya nas visitas realizadas na comunidade. O protocolo também permite que o ACS registre quantos focos do mosquito foram tratados ou eliminados e se ele recomenda a visita de um Agente Comunitários de Endemias naquela residência.

     Como o aplicativo é de uso exclusivo de ACSs, não é possível realizar auto-cadastro, porém, todos os ACS do estado de Pernambuco já estão previamente cadastrados e novos cadastros poderão ser realizados sob demanda.

     Em suas próximas versões, o MobVIDA permitirá que seus usuários possam utilizar questionários baseados nos protocolos de seu interesse para o telerrastreamento de ocorrências, doenças ou comportamentos de interesse em uma população alvo. Tudo integrado à Plataforma de Telessaúde HealthNET e sob demanda.

     O MobVIDA é desenvolvido pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e teve financiamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Ministério da Saúde. Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.